in , ,

3 razões pelas quais você não deve usar a função parcelado do seu cartão

De acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC em colaboração com CNDL, mostrou que aproximadamente 83 milhões de brasileiros costumam usar a função parcelado de seus cartões.

Por outro lado, outro estudo feito pela CNC revela que 8 em cada 10 consumidores brasileiros têm dívidas no cartão. E muitas dessas dívidas se devem ao parcelamento desnecessário de compras.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, mostramos algumas razões para que você evite optar pelas compras parceladas ao usar seu cartão de crédito. Acompanhe na leitura para saber mais!

 

Razões pelas quais você não deve usar a função parcelado do seu cartão #1: evitando os juros

 

A possibilidade de comprar um produto pagando apenas um pequeno valor durante uma quantidade x de meses leva muitos clientes a ter o parcelamento como a primeira opção de pagamento.

Contudo, quem opta por parcelar as compras pode estar pagando muito mais pelo produto ou serviço que adquiriu com o cartão.

Isso porque a utilização dessa funcionalidade tem como consequência a cobrança de juros embutidos.

Aliás, na maioria das vezes, essas taxas costumam ser bem altas. No ano de 2019, essa taxa chegou a 178,3% ao ano.

O ideal é optar sempre pelos pagamentos à vista, de modo a evitar a incidência de encargos.

Mas e quanto às compras em estabelecimentos que oferecem parcelamento sem juros?

Pode parecer estranho, mas não há parcelamento sem juros nas compras com cartão. Isso porque nenhuma instituição financeira ou operadora de cartão oferece taxas zero.

Assim, podemos dizer que, mesmo estabelecimentos que prometem compras em x vezes sem juros, os valores cobrados pelos produtos são também acrescidos de juros.

Razões pelas quais você não deve usar a função parcelado do seu cartão #2: limite comprometido durante mais tempo

 

Outra razão para não fazer compras parceladas é o fato de elas comprometerem o limite do cartão de crédito.

Para quem tem essa forma de pagamento como a preferida a situação é ainda pior.

O acúmulo das parcelas de diversas compras pode inviabilizar inclusive o pagamento da fatura, levando a renegociações que implicam em ônus.

Há ainda alguns cartões de crédito que não oferecem a opção de crédito rotativo durante o parcelamento de faturas.

Isso significa dizer que, nesses casos, o usuário fica com o limite indisponível até a quitação integral da dívida.

Ademais, o comprometimento do limite pode impedir que o usuário faça compras de produtos e serviços com valores maiores, como é o caso de eletrodomésticos e passagens aéreas.

Para evitar esse tipo de situação é recomendável atentar para o fato de que é o valor total das compras que compromete o limite, e não o valor das parcelas.

Por isso, o ideal é evitar fazer muitas compras parceladas, utilizando essa função somente para produtos de maior valor.

 

Razões pelas quais você não deve usar a função parcelado do seu cartão #3: compras desnecessárias

 

A utilização do parcelamento de compras dá ao usuário do cartão de crédito a ilusão de um maior poder de consumo.

Por conta disso, são muitas as pessoas que terminam comprando coisas desnecessárias ou muito caras, levando em consideração apenas o valor das parcelas.

Em alguns casos, os produtos comprados em um momento de impulsividade sequer são utilizados, ainda que as prestações permaneçam durante muito tempo na fatura.

Ademais, conforme já mencionamos, é preciso ter em mente que não é o valor das parcelas que comprometerá o limite, mas, sim, o valor total da compra.

Isso significa dizer que usuários que fazem compras impulsivas com cartões são os que mais estão sujeitos comprometer o limite.

Esse tipo de situação ocorre, geralmente, quando os consumidores se encontram sem dinheiro em conta.

Contudo, nesses casos, recomendamos que a falta de dinheiro seja uma forma de evitar gastos desnecessários. Nessas horas, tente esquecer o cartão de crédito!

 

Utilizando com sabedoria o parcelamento de compras com cartões de crédito

 

Não obstante tudo que foi dito nesse artigo, o parcelamento de compras pode ser muito útil em algumas ocasiões. Ele pode, inclusive, trazer vantagens, como o acúmulo de pontos em programas de fidelidade.

Ademais, a utilização da função parcelado é também adequada em casos de compras de produtos e serviços com valores maiores. Por fim, o mais importante é saber como usar essa funcionalidade com inteligência.

 

E você, em que situações costuma utilizar a função de parcelamento de seu cartão de crédito? Comente!

 

 

 

 

 

 

 

Fico feliz que leu ate aqui, isso mostra que nosso artigo esta bem interessante! Não esquece de compartilhar para ajudar nosso blog a crescer ok? Qualquer duvida pode nos enviar na pagina de contato, Abraços equipe Vagas em SP.

Written by admin

Escolhendo seu empréstimo no Santander

CARTÃO NEXT – 2020